Atualmente no Brasil, a grande maioria das obras são executadas utilizando o sistema estrutural composto por elementos de concreto armado com barras de aço. Um dos grandes problemas neste tipo de solução diz respeito à durabilidade das estruturas perante a classe de agressividade ambiental.
O uso de novos materiais na construção civil, combinado com a alta tecnologia dos processos construtivos, pode conduzir à redução de custo e melhoria no comportamento estrutural e durabilidade da estrutura. Entre as diversas frentes que buscam inovar nos materiais e soluções em engenharia, a utilização das Barras FRP (Barras de Polímeros Reforçados com Fibras) se destaca pela efetividade em sua aplicação. Essa metodologia executiva vem ganhando espaço e cada vez mais aplicabilidade, principalmente, em ambientes agressivos, onde se evidencia a corrosão das barras de aço ao longo da vida útil da estrutura.
Além das barras FRP permitirem cobrimentos menores e possibilitarem menor custo de manutenção, outras vantagens no seu uso podem ser citadas, tais como: pequeno peso específico, alta resistência à tração, não condutibilidade elétrica, térmica e magnética, entre outras.
Assim, visando um maior domínio sobre as características e aplicabilidade deste novo material no Brasil, foi desenvolvido um trabalho para análise do comportamento da aderência entre barras de GFRP (Barras de Polímeros Reforçados com Fibras de Vidro) com o concreto por meio de ensaios de arrancamento. Este estudo foi apresentado recentemente no artigo “Análise da Tensão de Aderência com o uso de Barras de GFRP”, escrito em parceria com os colegas: Glaucia Dalfré, Fernando Almeida Filho, Samuel Giongo e Amanda Mazzú.
Foram realizados um total de 20 ensaios de arrancamento com em corpos de prova com resistências à compressão do concreto 30 MPa e 60 MPa, e barras de GFRP de diâmetros 9,5mm e 16mm. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se alta variabilidade da aderência entre as barras GFRP e o concreto adjacente.
Este estudo deixou claro a necessidade de novas pesquisas para obtenção de coeficientes de aderência e comprimentos de ancoragem para uso adequado e seguro desses materiais em estruturas. Como conclusão, o artigo sugere que outro sistema de ancoragem deve ser adotado para obter as propriedades de tração das barras de GFRP.
Nosso artigo, foi mais um passo para evolução e inovação das soluções em engenharia estrutural. Para ler o artigo completo, acesse o link.
Iara Couto – Engenheira civil sócia da AC Engenharia